Os principais mitos e verdades sobre a depilação

A depilação faz parte do ritual de beleza das brasileiras há muitas décadas. Afinal, quem não adora uma pele macia e lisinha? E, a cada dia, mais homens viram adeptos da remoção de pelos, influenciados por atletas e celebridades. Mas apesar de tão popular, a técnica ainda é cercada de dúvidas.

Listamos abaixo oito afirmações sobre depilação: serão mito ou verdade? Teste seus conhecimentos e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre a remoção de pelos!

1. A depilação deixa os pelos mais grossos.

MITO. Esse mito surgiu por conta dos pelos que crescem após a depilação com lâminas. Por serem cortados no meio, elas crescem de forma pontiaguda. Por isso, ficam com uma maior sensação de aspereza. E a depilação com lâminas também não enfraquece o pelo, ao contrário da realizada com cera ou a laser, que deixam os pelos mais finos e em menor quantidade.

2. É impossível depilar e não ficar com pelos encravados.

MITO. A foliculite é uma inflamação na pele causada por pelos encravados, que crescem muito finos e não conseguem romper a barreira da pele. Para evitar o problema, é recomendável esfoliar a pele pelo menos 48h antes da depilação. Também é fundamental ter bastante cuidado com a higiene da pele e dos materiais utilizados na hora da depilação, para evitar contaminações que favoreçam o aparecimento da foliculite. E lembre-se sempre de hidratar muito bem sua pele!

3. Pessoas com pele delicada só podem fazer depilação com lâmina.

MITO. Al âmina é um método depilatório adotado por muitas pessoas que têm pele delicada. Porém, existem hoje no mercado diversos produtos para depilação formulados especialmente para as peles delicadas, como ceras e cremes depilatórios. De toda forma, se você tem pele delicada e deseja mudar o método de remoção dos pelos, é recomendável realizar o teste de sensibilidade pelo menos 24 horas antes de utilizar qualquer produto para depilação.

4. Pessoas que fazem tratamento com ácidos não podem fazer qualquer tipo de depilação.

VERDADE.A pele tratada com ácidos fica extremamente sensível e pode ser machucada pela depilação. Por isso, se você faz tratamentos com ácidos ou peelings, consulte seu dermatologista antes de realizar qualquer procedimento para a remoção dos pelos.

5. Não posso tomar sol logo após fazer depilação.

VERDADE. Tomar sol logo após a depilação pode manchar a pele e favorecer o aparecimento da foliculite. Aguarde pelo menos 24 horas para se expor ao sol e não se esqueça de usar filtro solar.

6. Após depilar o rosto, devo aguardar 24 horas para usar maquiagem.

VERDADE. Usar maquiagem logo após depilar o rosto pode causar foliculite. O ideal é utilizar apenas protetor solar sem álcool durante as primeiras 24 horas após a depilação.

7. Depilação pode manchar a pele.

VERDADE. Ceras depilatóriasmuito quentes podem causar queimaduras e manchar a pele, assim como outros produtos depilatórios. Por isso, é importante sempre seguir as orientações do rótulo do produto antes de usá-lo. Tomar sol logo após realizar depilação também pode manchar a pele. Para evitar esse problema, utilize filtro solar diariamente.

8. Cera quente é o melhor método de depilação que existe.

MITO. O melhor método de depilação que existe é aquele que mais se adapta à sua pele e ao seu ritmo!