Os segredos da depilação feminina

Para ficar livre dos pelos indesejados e conseguir uma pele lisa e macia não basta apenas escolher o método depilatório que mais agrada. Alguns segredos fazem toda a diferença no resultado e na manutenção da depilação feminina!

Confira as dicas para conseguir uma depilação perfeita de acordo com cada área do corpo:

Rosto

A pele do rosto é muito sensível e, por isso, é preciso escolher muito bem o método depilatório que será utilizado na região. Para o buço, utilize apenas cremes depilatórios ou folhas depilatórias indicados para essa região.

Os cremes depilatórios garantem uma depilação indolor, com resultado rápido e que dura mais. Já com as folhas depilatórias, a remoção dos pelos dura até 4 semanas, pois eles são removidos desde a raiz.

Antes de realizar a depilação com folhas depilatórias, lembre-se de limpar muito bem a pele com água e sabonete neutro, para evitar contaminações. Após realizar a depilação no buço, não use maquiagem, cremes ou produtos adstringentes na região por 24 horas. Utilize protetor solar diariamente para evitar manchar a pele.

Pernas

Para remover os pelos das pernas, você pode utilizar cera quente, cera fria (folhas depilatórias) ou cremes depilatórios.

A cera quente é um dos métodos mais utilizados pelas brasileirase costuma ser utilizado para remover pelos mais compridos.

Já a cera fria (folhas depilatórias) tem a vantagem de ser mais prática e pode ser usada em pelos a partir de 1,5mm. Tanto a cera fria quanto a quente proporcionam uma pele depilada por até 4 semanas.

Os cremes depilatórios têm a vantagem de remover os pelos de forma indolor e ainda hidratam a pele, deixando-a mais macia ao final da depilação. Com esse método, a pele fica lisa por até uma semana, o dobro do tempo oferecida pela depilação com lâminas.

E aguarde pelo menos 24 horas antes de tomar sol na região, para evitar manchas. Também procure usar protetor solar diariamente!

Braços

Tanto cremes depilatórios quanto folhas depilatórias podem ser utilizados para a remoção dos pelos dos braços.

As dicas para conseguir uma depilação perfeita na área são as mesmas das depilações nas pernas: limpe bem a região antes de depilar, evite a exposição solar por 24 horas após a depilação e use protetor solar diariamente.

Axilas e virilha

Por serem áreas de dobra, axilas e virilha estão mais sujeitas à foliculite e a irritações causadas pela depilação. As regiões podem ser depiladas com cera quente, cera fria ou cremes depilatórios.

Lembre-se de limpar muito bem axilas e virilha antes da depilação: remova todos os resíduos de desodorante, cremes e suor.

Após a remoção dos pelos, não utilize desodorantes e cremes nas áreas depiladas e evite a exposição solar por 24 horas. E procure não usar roupas apertadas e de tecidos sintéticos, pois favorecem o aparecimento da foliculite.

Como prevenir foliculite

Para prevenir os pelos encravados, realize uma esfoliação suave nas regiões depilada sdurante o banho. Para isso, procure por produtos esfoliantes indicados para sua pele. Também é importante manter a pele sempre hidratada para evitar a foliculite. Para isso, você pode usar cremes hidratantes e beber pelo menos 2 litros de água diariamente.

Seja qual for a área a ser depilada ou o método escolhido, no caso de produtos que você nunca usou, é importante realizar o teste de sensibilidade com pelo menos 24 horas de antecedência, para evitar reações adversas. E no caso de cremes depilatórios, respeite sempre o tempo máximo de ação do produto sugerido no rótulo do produto.

E se você realiza tratamentos dermatológicos, como o uso de ácidos e peeling, consulte seu médico para saber quais os métodos depilatórios indicados para o seu caso.