Irritação na pele: o que pode ser e como evitar

Irritação na pele

Vermelhidão, coceira, ardência, manchas são alguns dos sintomas nada agradáveis de irritação na pele. E, apesar de isso ser bastante comum, os motivos para que a pele fique irritada são inúmeros. Por isso, nem sempre é fácil reconhecer a causa.
Desde bebês, podemos sofrer com esses sintomas. Felizmente, com os avanços da medicina, é possível identificar e tratar casos mais sérios, como a dermatite atópica. Com um pouco de observação, também é possível perceber quando um produto pode causar irritação na pele — evitando, assim, que isso se repita.
Quer saber mais sobre o assunto e como cuidar melhor da sua pele? Acompanhe a leitura!

O que é irritação na pele?

Em termos mais técnicos, a irritação na pele é uma reação do corpo a algum elemento com o qual teve contato — que pode ser um produto de higiene ou de limpeza, uma fralda, alguma ação sobre a pele e muito mais.
Essa resposta do corpo é diferente de uma alergia, um processo do sistema imunológico que libera anticorpos e normalmente desencadeia diferentes sintomas, podendo nem todos estarem relacionados ao local onde houve o contato com a substância.
A irritação da pele se manifesta de modo mais pontual, apenas no local onde houve esse contato, e se acalma quando a substância causadora da reação é retirada do corpo (geralmente, lavando normalmente com água e sabão neutro).
De qualquer forma, é fundamental conversar com um dermatologista quando a sua pele apresentar algum tipo de irritação. Registre os produtos com os quais a sua pele teve contato e os sintomas. Assim, o profissional poderá ajudar a identificar se é mesmo uma irritação ou alergia, além de orientar sobre o melhor tratamento.

Quais as causas de irritação na pele?

Como você viu, existem vários fatores que podem desencadear uma irritação na pele. Somente um profissional vai poder orientar sobre a real causa do problema, mas há algumas mais comuns. Veja:

Dermatite de contato

Como o próprio nome sugere, a dermatite de contato é uma inflamação na pele que acontece por causa do contato com alguma substância que desencadeou a reação.
Tais substâncias podem ser bastante variadas, mas as mais comuns no nosso dia a dia são cosméticos, produtos de limpeza, perfumes, fraldas e absorventes femininos. Até mesmo joias e bijuterias podem causar dermatite em algumas pessoas.
Entre os principais sintomas está uma erupção avermelhada que surge na pele e que costuma coçar bastante.
Um dado interessante sobre a dermatite de contato é que os sintomas podem ocorrer no exato momento em que a pele entra em contato com a substância causadora, depois de muitas horas ou apenas após o contato prolongado.
O tratamento da dermatite inclui, além do fim do contato com o agente agressor, medidas para aliviar a coceira (como pomadas) e caso necessário, medicamentos específicos conforme recomendação do profissional da saúde.

Depilação

Alguns processos depilatórios podem ser causadores de irritações na pele. O uso da lâmina, por exemplo, pode ser responsável por incômodos na pele, tanto para os homens quanto para as mulheres, e nas mais diversas partes do corpo. Além disso, se usada de forma inadequada a lâmina pode causar pelos encravados.
Outros produtos químicos utilizados para remover os pelos também podem irritar a pele, especialmente quando não são seguidas as instruções de uso. No caso de cremes depilatórios, por exemplo, as orientações são de não ultrapassar o tempo do produto em contato com a pele e de realizar o teste antes de iniciar o processo, esperando 24 horas para ter certeza de que não haverá nenhum tipo de reação.

Picada de inseto

As picadas de inseto são outro grande causador da irritação na pele, e pode ser difícil distinguir, nesses casos, se a situação é de sensibilização ou alergia. Isso porque, em ambas, o processo de irritação acontece por causa do veneno injetado na pele pelo inseto.
Geralmente, a irritação é um sintoma mais local, como mencionado. Comumente não há um grande perigo, e os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a coceira e um líquido transparente saindo do local. Para aliviá-los, vale a pena passar gelo no local da picada e, se orientado por um profissional, pomadas antialérgicas.
Vale falar, neste momento, sobre a anafilaxia: dificuldade de respirar e queda de pressão que ocorrem por causa de uma reação alérgica severa à picada. Se isso começar a acontecer, vá imediatamente para o hospital. A busca por atendimento médico imediato também deve acontecer no caso, por exemplo, de picadas de aranhas ou escorpiões, e no caso de uma grande quantidade de insetos, como muitas abelhas.

Como prevenir uma pele irritada?

Manter-se longe da substância que causa a irritação na pele é a melhor maneira de aliviar os sintomas e evitar novos episódios. Veja só:

  • eleger produtos de confiança para depilação, optando por processos menos agressivos;
  • no caso da irritação causada por fralda ou absorvente, procurar outras marcas ou opções, como aquelas feitas de tecidos tecnológicos, que estão se popularizando bastante;
  • trocar os produtos de limpeza por opções menos agressivas; atualmente, há diversas alternativas naturais no mercado;
  • substituir os itens de higiene pessoal que estiverem causando sintomas.

Como melhorar uma irritação na pele?

Há diversas formas de acalmar uma pele sensibilizada, e isso depende do que causou a irritação. Lavar o local é sempre a primeira indicação, lembrando de usar água e sabão neutro, para remover a substância agressora da pele.
Algumas pomadas também são bastante eficazes para ajudar a aliviar a irritação da pele, seja decorrente de picadas de inseto ou mesmo processos depilatórios, mas é essencial conversar com o seu médico antes de usar qualquer medicamento por conta própria, ok?
Como você viu, a irritação na pele, apesar de ser bastante incômoda e poder ter uma aparência não muito agradável, costuma ser uma reação normal do organismo e tende desaparecer em poucas horas ou dias.
O importante é ficar de olho nos sintomas, tentar identificar a origem e buscar orientações de um profissional de saúde, caso a irritação aconteça com frequência ou se torne difícil de lidar no dia a dia.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre depilação? Conheça os principais mitos e verdades sobre esse processo!